Call us! 512-349-0334 or (877) INDUSOFT

Diferença entre SCADA e IHM

Qual é a diferença entre SCADA e IHM? SCADA e IHM são relacionados de alguma forma? Se sim, como?

IHM e SCADA são relacionados porque uma ou mais IHMs são subconjuntos, ou componentes, de um sistema SCADA. Além disso, um Sistema de Controle Distribuído, ou DCS, é muito similar a um sistema SCADA e também pode utilizar uma ou mais IHMs. Todos estes componentes são classes de, ou partes descritas de, um Sistema de Controle Industrial, ou ICS, que é a descrição geral de automação. Em sistemas de controle modernos, existe uma grande quantidade de tecnologias e funcionalidades sobrepostas entre duas classes de ICSs.

IHM, ou Interface Homem Máquina, é simplesmente a maneira na qual nós interagimos com as máquinas. Uma IHM, em termos da plataforma InduSoft Web Studio, é o painel de controles facilmente projetado, implementado e modificado/mantido criado no ambiente de desenvolvimento do InduSoft Web Studio. Utilizando o supervisório InduSoft Web Studio para desenvolver IHMs, pode-se economizar meses de especificação, desenvolvimento e manutenção, ao invés de começar o desenvolvimento de um painel de controle ou interface homem máquina do zero. O software IHM irá operar com segurança no equipamento servidor, ou como Thin Client utilizando o Microsoft Internet Explore ou uma conexão direta ao equipamento servidor, como o Secure Viewer da InduSoft, em uma variedade de telas, equipamentos, e plataformas com uma interface built-in, portátil, ou para equipamentos mobile.

SCADA, Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados, é um sistema de automação, ou de controle industrial, que pode diretamente controlar ou se comunicar com mais de um dos seguintes itens abaixo:

  1. Equipamentos industriais
  2. Telemetria e controle remotos
  3. Sistemas de controle de processo e de controle de processos estatísticos
  4. Sistemas de aquisição de dados (DAQs)
  5. Historians e servidores de armazenamento de dados
  6. Controle de sistemas industriais utilizando CLPs e RTUs.
  7. Sistemas de ambiente de negócios como ERP e MES.
  8. Ambiente de cloud industrial
  9. Sistemas e processos de segurança
    1. Equipamento de segurança local
    2. Controle e processo de segurança
    3. Enterprise ou nível global envolvendo LDAP e outro tipo de conectividade

Um sistema SCADA pode ser conectado a todos os componentes no ICS, ou pode ser intermitentemente conectado a alguns ou todos, e atualizados com uma comunicação via radio ou celulares (2G, 3G, ou 4G, CDMA, e GSM) a equipamentos de campo. Um sistema SCADA normalmente possui mais de um servidor SCADA contendo aplicações que estão se comunicando e rodando em conjunto com componentes inteligentes como CLPs, RTUs, ou até remotamente com sistemas SCADA independentes. O InduSoft Web Studio serve como uma plataforma SCADA na qual pode se desenvolver um sistema SCADA efetivo.

Um sistema SCADA pode ser permanentemente conectado a todos os componentes via (um ou mais dos seguintes) serial, redes proprietárias e/ou Ethernet, LAN, WAN, e/ou Cloud e pode envolver uma grande variedade de componentes dispersos e/ou instalações, incluindo processos como sistemas MES e ERP, processos de controle e Historians, JIT, dentre outros.

Um DCS é similar ao SCADA e em alguns casos pode ser indistinguível, porém é geralmente considerado um tipo de processo controlado. Ele é normalmente um controle servidor que hospeda o sistema de controle supervisório com possibilidades de vários servidores SCADA e/ou unidades terminais centrais ou unidades centrais de telemetria se comuicando com CLPs, RTUs, processos historian e/ou entidades de negócios. Um DCSs pode também ser usado em controle de processo contínuo ou por batch, e pode ou não ter componentes proprietários.

IHMs, SCADA, e Sistemas de Controle desenvolvidos com o InduSoft Web Studio são usados dentro de várias indústrias, de pequeno e grande porte, a fim de proporcionar um meio de processo direto e controle de equipamentos, automação, segurança, armazenamento de dados e analise, dentre outros.

 

Leave a Reply