Call us! 512-349-0334 or (877) INDUSOFT

Usando a Função RDFileN() no Supervisório InduSoft Web Studio

Você já precisou ter acesso ou escolher um arquivo específico em alguma pasta? Ou, poder navegar nas pastas de um equipamento usando o Microsoft Windows Explorer, mas somente teve acesso para visualizar e escolher arquivos específicos, como por exemplo .doc ou .txt? Ou, talvez, arquivos por nome mas várias extensões, enquanto todos os outros arquivos na pasta continuavam escondidos?

A função RDFileN() é utilizada para abrir dois tipos diferentes de navegadores de arquivos no InduSoft Web Studio. Um navegador de arquivos é utilizado somente para selecionar os arquivos de uma pasta específica. O outro navegador de arquivos permite que os operadores navegem na estrutura das pastas procurando por um tipo específico de arquivo enquanto os outros continuam escondidos. Os curingas (*) são permitidos para visualizar todos os arquivos em uma pasta selecionada.

Desenvolvedores utilizam esta funcionalidade para dar a funcionalidade de Microsoft Windows Explorer ao operador dentro de um projeto em execução. Quando a função é chamada, ela exibe a lista de arquivos em uma pasta ou a estrutura dos arquivos, e os tornam navegáveis.

Em termos de utilização da função RDFileN(), ela pode ser um pouco confusa na hora em que é chamada pelo número e formato dos parâmetros a serem configurados, os tipos de navegadores selecionados, e qual formato de arquivo deve ser retornado.

Abaixo o uso correto da função:

ReturnedValueTag = RDFileN(“tagSelectedFile“, strSearchPath, strMask, optNumChangeDir)
Onde:
ReturnedValueTag
é qualquer tag de número inteiro que é utilizada para guardar e retornar o valor da função após execução.

Os valores legais são:

0 – Sucesso
1 – Um dos parâmetros não é uma string
2 – O parâmetro 1 contém um nome de tag inválido
3 – O usuário cancelou a operação

tagSelectedFile
é o nome da tag string recebendo o nome e o caminho do arquivo selecionado.

O nome da tag precisa estar entre aspas ou o projeto tentará pegar o conteúdo da tag. Além disso, ele precisa ter um nome válido — ele não pode ser um nome de variável VBScript, por exemplo.

strSearchPath
é o caminho (diretório) para fazer a procura.

strMask
é a mascara utilizada para filtrar os arquivos.

optNumChangeDir
é uma tag numérica opicional que indica quando o operador será capaz de modificar o diretório navegado. Se este parâmetro é omitido ou configurado para TRUE ( 1 ), então a janela aberta por essa função permitirá que o operador navege em diretórios diferentes. Se ele é configurado para FALSE ( 0 ), então a janela será restrita para os diretórios especificados pelo strSearchPath.

Você pode usar tags em todos os campos de parâmetros.

Os screenshots seguintes mostram uma aplicação demonstrando várias funcionalidades da função RDFileN() e como utilizá-la. Para maiores informações leia o manual de ajuda do InduSoft Web Studio em Contents >> Appendix: Built-in Scripting Language >> File Functions >> RDFileN.

Você pode fazer o download desta aplicação de exemplo aqui.

Comments are closed.