Call us! 512-349-0334 or (877) INDUSOFT

Aplicações de Exemplo para o InduSoft Web Studio: Alarmes

Ocasionalmente você pode querer rever as várias maneiras que podemos utilizar alarmes dentro do supervisório InduSoft Web Studio. Aqui está uma aplicação de exemplo demonstrando as várias maneiras que podemos criar, reconhecer e exibir alarmes. A aplicação também mostra um pouco dos recursos disponíveis da funcionalidade de alarme.

Esta aplicação de exemplo avançada possui somente uma tela e um banco de dados Microsoft Access, portanto, essa aplicação pode ser facilmente desmontada para que os vários recursos da funcionalidade de alarmes sejam avaliados. O banco de dados pode ser consultado externamente utilizando o Microsoft Access para visualizar as mudanças que ocorem quando há uma alteração do estado de um alarme.

Antes de rodar o projeto, tenha certeza que você possui instalados o Microsoft Office 32 bits e o Access Database Engine OLE DB Provider 12.0 (Figura 1). Este driver é normalmente instalado quando o Microsoft Access 2007 (ou versão acima) é instaldo. Se o driver estiver instalado, nenhuma configuração é requerida na aplicação InduSoft.

Refira-se ao manual de ajuda do InduSoft: Contents >> Database Interfaces >> Appendices >> Using Microsoft Access Databases para maiores informações sobre como utilizar o banco de dados Microsoft Access. O projeto Access Database, “ProjectDB.accdb” já está criado e localizado na pasta raíz. A função de conexão para o banco de dados já se encontra configurada usando Data Source como, “{$GetAppPath()}\ProjectDB.accdb”.  Utilizando a função, “$GetAppPath()” na frente do nome do banco de dados assegura que a pasta raíz do projeto será selecionada. Observe que se o botão “Test” estiver precionado, uma mensagem de erro irá aparecer indicando que a função de conexão não se encontra válida (Figura 2). Este problema é devido a uma limitação do driver, no entanto, a conexão ainda é válida.

Uma vez que o driver do banco de dados for confirmado, inicie a aplicação. A tela mostrada na Figura 3 aparecerá.

Existem dois tipos de alarmes que podem ser configurados para esta aplicação: uma tag booleana, bAlarmTest e uma tag inteira, iAlarmTest. Os alarmes para a tags booleanas ocorrem quando isto se encontra ligado ou desligado; porém, a funcionalidade Dead Band Advanced é graficamente quebrada possibilitando o ajuste de dead bands para obeservação de como elas afetam o que está escrito no banco de dados e vários objetos de alarme. Mais informações de como utilizar dead bands no InduSoft Web Studio podem ser encontradas aqui. Uma mensagem dinâmica pode ser configurada para o alarme booleano simplesmente alterando o campo em questão.

A tag inteira iAlarmTest pode ser configurada em HiHi, Hi, Lo, e LoLo, e partir de então as propriedades das tags são visualizadas. O valor da tag inteira iAlarmTest é configurado com o slider que possui o valor padrão de 50.

As tags booleanas de OPC de alarme são atualizadas e disponíveis para uma aplicação OPC client, e alguns objetos gráficos e de texto são alterados dependendo do alarme. Essas tags OPC (veja a lista na caixa azul localizada na parte superior direita da tela do aplicativo) são criadas para cada um dos setpoints de alarme definidos na planilha alarme. Os valores das tags são atualizados no script de tela (Figura 4) quando a função bAlarmUpdate está presente na planilha Scheduler. Isso faz com que o alarme declare disponível para aplicações OPC externas como SCADAGuard quando o OPC Server Task é ligado.

A tag de sistema AckAll é alternada quando o botão AckAll é pressionado. A tag de sistema Alarm é quebrada para exibir a mensagem no alarme com maior prioridade não reconhecido. A propriedade iAlarmTest->AlrStatus é quebrada e exibida acima do valor slider. Valores válidos são 0, 2, 3, 4, e 12.

Mais informações estão disponíveis no manual de ajuda do InduSoft. Selecione a aba de busca e procure pelos seguintes tópicos:

  • Alarm (Alarmes)
  • Alarm Object Control Object (Objeto de Alarme Controle de Objeto)
  • Alarm Worksheet (Planilha de Alarme)
  • List of Tag Properties (Lista das Propriedades das Tags)
  • List of System Tags (Lista das Tags do Sistema)

A aplicação de exemplo sobre alarmes para o superviório InduSoft web Studio pode ser encontrada aqui.

Comments are closed.