Call us! 512-349-0334 or (877) INDUSOFT

Desenhe e Configure o Objeto Caixa de Texto no InduSoft Web Studio

Utilize o objeto caixa de texto para criar um caminho para a entrada ou saída de texto incluindo o uso de linhas múltiplas no supervisório  InduSoft Web Studio.

Antes da versão 7.1 do InduSoft Web Studio, o único caminho para realizar a entrada e a saída de texto na tela era desenhar um objeto texto e depois aplicar a animação Text Data Link. Este método de entrada e saída é restrito para uma única linha de texto por objeto e requer passos adicionais para combinar o objeto, animação e qualquer fundo ou forma de borda.

O novo objeto caixa de texto é uma caixa de entrada e saída estilo SO que pode ser configurado para exibir linhas múltiplas. Quando o objeto é associado com um array tipo String, cada linha da caixa corresponde a um elemento do array: Linha 1 é o índice do array; Linha 2 é o índice do array 1; Linha 3 é o índice do array 2; e assim por diante. Caso contrário, o objeto caixa de texto funciona como a animação Text Data Link.

Para desenhar e configurar o objeto caixa de texto:

  • Abra uma tela editável.
  • Na aba Gráficos do menu, dentro do grupo Objetos Ativos, clique em Caixa de Texto. O cursor do mouse mudará para uma cruz para desenhar.
  • Desenhe o objeto onde você quiser na tela e, se necessário, mová-o ou o redimencione.
  • Clique duas vezes no objeto. A caixa de diálogo de propriedades do objeto será visualizada (Figura 1).

  • Na caixa Dicas, digite a dica que você quer que apareça durante o runtime quando o cursor do mouse passar pelo objeto.
  • Na caixa de tags/expressões, digite o nome da tag do projeto ou uma expressão para associá-la com o objeto.

Dica: Clique no botão  Browser  para utilizar a função Encontrar Objeto para formar uma tag/expressão.

Nota: A tag do projeto pode ser utilizada para entrada e saída. Uma expressão pode ser utilizada somente para saída.

  • Para fazer a entrada e saída de linhas múltiplas de texto, selecione a caixa “Multi-line”, e depois digite o nome do array tipo String sem o índice (Figura 2), ou com o índice 0 (exemplo: sArrayTag[0]).  Um comportamento inesperado pode ocorrer se você começar em qualquer outra posição, como por exemplo sArrayTag[4]. A primeira linha do objeto mostrará o índice 4 do array, mas a segunda linha começará no índice 0. Você não pode utilizar tags de array tipo booleanas, inteiras ou reais com o recurso Multi-line.

  • Na lista Formato, selecione o valor numérico (se algum) da tag/expressão específica  que será formatada e visualizada na tela. Opções disponíveis são: decimal, hexadecimal, binário e auto. Se a opção auto for selecionada, então o valor será formatado de acordo com a tabela virtual criada pela função SetDecimalPoints(). Esta opção não muda a tag/expressão específica. Por exemplo, a tag/expressão é definida como uma inteira, a função Input Enabled é selecionada, e Formato é modificado para hexadecimal. Você pode fazer a entrada de um novo valor no formato hexadecimal, mas ele será salvo na base de dados do seu projeto como inteiro.
  • Por padrão a função Input Enabled é selecionada. Se você não quer autorizar a entrada, limpe essa opção.
  • Na caixa Mask/Count, o tipo e o valor serão restritos a entrada:
  • Para mascarar um valor numérico para que ele corresponda a um formato específico, digite um ou mais # caracteres. Cada # representa uma entrada ou saída. Você também pode combinar # caracteres com um texto regular: $###.##

É importante lembrar que o projeto runtime sempre mostrará os digitos mais significantes de um valor numérico não importando o número ou posicionamento dos # caracteres no texto. Isto significa que se você não possui # caracteres suficientes para mostrar o valor, então ele será transformado de alguma maneira dependendo do formato do valor (definido pela opção Format descrita abaixo):

  • No formato decimal, o número de posições decimais é determinado pela posição do separador decimal no ### texto. Todavia, se você não possui # caracteres suficientes para a esquerda do separador decimal para mostrar o valor completo, então o valor completo superará o valor fracionário. Por exemplo, se você tentar exibir o valor de 112.64 em #.##, você exibirá 112.
  • Nos formatos hexadecimal e binário, se você tiver mais # caracteres que você precisa para exibir um valor, então o projeto runtime preencherá com zeros. Se você tiver menos caracteres do que necessário, o valor será simplesmente truncado.
  • No formato auto, o projeto runtime ignorará o número de # caracteres e exibirá o valor numérico ou string. Os valores numéricos serão exibidos em formato decimal com valores completos ou fracionados não dependendo do posicionamento do separador decimal no ### texto. Dado um valor exepcionalmente grande ou uma string longa, isto pode romper o layout de suas telas.
  • Para limitar uma string a um especifico número de caracteres, digite um valor entre 0 e 1024. 1024 é o valor máximo porque 1024 é o valor máximo de uma String. Se você digitar mais do que 1024 caracteres, então a string será truncada e os caracteres adicionais serão discartados.

Note que a contagem de caracteres limite é feita por linha, portanto se você configurar o objeto para ter linhas múltiplas e associá-las com uma string tipo array, então cada linha de texto/array pode estar no limite.

  • Nos campos Minimum Value e Maximum Value, pode se digitar o valor  mínimo e máximo valores (se algum) que será aceito por um usuário. Isto é opcional.
  • Na caixa Disable, digite o nome da tag do projeto ou uma expressão. Isto é opcional. Quando o valor da tag/expressão é TRUE (1), o objeto é desativado.
  • Para fazer o objeto aceitar/exibir linhas múltiplas de texto, selecione Multi-line. Quando o Multi-line é selecionado, as opções Scroll Bar e Word Wrap também se tornarão disponíveis e a opção Password não estará disponível.
  • Para fazer um objeto texto ofuscado , selecione Password.

Dica: Durante o runtime, se você quiser inserir uma linha de quebra em um texto com linhas múltiplas, precione Shift-Return, Ctrl-Return, ou Alt-Return.

Comments are closed.