Call us! 512-349-0334 or (877) INDUSOFT

InduSoft Educacional: Aplicação de Monitoramento de Materiais Perigosos

Este projeto foi criado para monitorar e controlar um pequeno sistema pneumático que simula variáveis, em tempo real, para materiais perigosos que possam representar uma ameaça para a vida humana em caso de falha. Ele foi desenvolvido em pequena escala, mas poderia facilmente ser ampliado para grandes plataformas que lidam com substâncias perigosas, como gás ou líquidos inflamáveis. O projeto foi desenvolvido com a capacidade de adicionar sensores e variáveis conforme a necessidade.

O projeto envolve duas variáveis: pressão do sistema e posição de um cilindro linear. O sistema monitora duas vávulas pneumáticas de modo a recolher dados de como o ar se comporta e como ele pode influenciar o transporte de fluidos para identificar que parte do sistema estava causando a falha ou o vazamento de ar. Uma vávula proporcional foi customizada para gerenciar o ar em um cilindro linear que permite que o cilindro seja contraído ou expandido. Esse cilindro linear tem um potenciômetro responsável em informar ao usuário que posição está o cilindro. Um sensor de pressão também foi utilizado.

A aplicação foi desenvolvida com o InduSoft Web Studio na versão educacional. Um sistema SCADA foi desenvolvido para monitorar o sistema pneumático e explorar como sistemas semelhantes poderiam ser ajustados baseados no comportamento da versão em pequena escala. A comunicação entre o sistema proporcional pneumático e o sistema SCADA foi realizada via Arduino usando o driver TXRX nativo no InduSoft Web Studio.

Veja o sistema com mais detalhes no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=1XwNkYVJqjU

Comments are closed.