Call us! 512-349-0334 or (877) INDUSOFT

O Que Está Impulsionando a Demanda por IoT e Industry 4.0?

A IoT (Internet das Coisas), em sua essência, é tudo o que diz respeito a dados. Aplicações industriais vem coletando dados por décadas. Como e por que coletamos dados?

Não existe problema com a capacidade de coleta e armazenamento de um grande número de dados, pois conseguimos acessá-los e armazená-los em equipamentos já fazem alguns anos. A maneira na qual fazemos esse armazenamento e acesso também se tornou mais acessível, com a introdução de novos sensores e dispositvos.

O que mudou então?

A grande mudança que iniciou a era da Industry 4.0 e da IoT é como utilizamos e contextoalizamos dados. Ao invés de simplesmente coletar dados, as informações são coletadas e armazenadas nas nuvens e podem ser visualizadas em dashboards em tempo real, ou compiladas em relatórios específicos e informativos. Os dados podem ser utilizados para ajudar a desenvolver uma base normal, que pode ser utilizada para alertar operadores de máquinas de possíveis problemas. Eles também podem informar a equipe de manutenção quando sua presença é necessária e ajudá-los a solucionar problemas apresentados por equipamentos.

Como os dados são remotos, podemos acessar equipamentos de qualquer lugar do mundo, tornando assim redes inteligentes muito mais úteis do que antigamente. Quando não precisamos estar fisicamente perto de equipamentos para interagirmos com eles, a IoT começa a fazer muito mais sentido.

Com o advento da IoT e da Industry 4.0, o número de dispositivos embarcados utilizados para a transferência de dados M2M (Máquina para Máquina) irá aumentar. Os analistas prevêem que até 100 bilhões de unidades podem ser adicionadas na IoT até 2020. Para fabricantes de máquinas, revendedores e integradores de sistemas, isto significa que a demanda para máquinas com novas funcionalidades irá aumentar muito no mercado. Clientes irão demandar interoperabilidade, habilidade de transferência utilizando sistemas nas nuvens, opções de configurações locais fáceis de usar, e manutenção rápida e eficaz. Ao invés de um conjunto isolado de unidades, esses equipamentos serão uma parte integrante do sistema de automação em geral (e até mesmo da cadeia de suprimentos).

Felizmente o InduSoft Web Studio está preparado para atender essas especificações com uma solução completa que irá facilmente integrar esses equipamentos com a solução nas nuvens. O InduSoft IoTView foi desenvolvido especialmente para IoT, e portanto oferece uma solução IHM adequada para sistemas com requerimentos baixos de hardware. O IoTView é plataforma agnóstica e portanto oferece uma solução de runtime que suporta algumas configurações de Linux e VXWorks.

O InduSoft Web Studio inclui mais de 240 drivers nativos para a comunicação máquina-máquina com uma grande variedade de dispositvos para satisfazer a demanda de equipamentos com alta escalabilidade e flexibilidade. As capacidades remotas permitem a manutenção e o monitoramento remoto de equipamentos e, assim sendo, adicionam opções valiosas para a configuração em campo e a visualização de IHMs em smartphones e tablets.

A capacidade de escalar de uma única unidade de um sistema de rede inteligente para uma solução sofisticada SCADA é o que faz do InduSoft Web Studio um software supervisório unicamente preparado para fazer a IoT uma realidade em qualquer indústria.

Comments are closed.