Call us! 512-349-0334 or (877) INDUSOFT

Desenvolvendo uma Aplicação IHM/SCADA Duradoura

Ao desenvolver uma aplicação IHM/SCADA para qualquer indústria, é importante considerar como a aplicação irá envelhecer. Ninguém quer ser responsável por escolher um software IHM/SCADA que vai precisar de um desenvolvimento contínuo para incorporar novas tecnologias introduzidas no mercado.

Se o seu objetivo é proteger o seu investimento, é fundamental pensar no futuro e escolher um software extremamente flexível como requerimento de crescimento e mudança. Abaixo algumas dicas na hora de escolher o seu software supervisório:

A pessoa encarregada de desenvolver a aplicação sempre estará disponível?
Em alguns casos, a pessoa que desenvolveu a aplicação será responsável pelo desenvolvimento e mudanças no sistema. Infelizmente, nem sempre esse é o caso, pois nem sempre o desenvolvedor estará disponível. O quadro de funcionário de uma empresa muda ao longo dos anos e várias empresas acabam utilizando sistemas desenvolvidos em torno de um código proprietário ou de um software que ninguém sabe como utilizar. Isto é um cenário muito frequente que encontramos e é por isso que o InduSoft Web Studio é fácil de usar e oferece vídeos de treinamento online gratuítos. A não ser que você saiba com certeza que o desenvolvedor estará sempre presente e pronto para fazer modificações no sistema, é ideal escolher um software intuitivo com treinamento disponível.

O software IHM/SCADA pode se adaptar com software obsoletos e suportar novos software? 
Alguns supervisório não suportam sistemas operacionais obsoletos e, portanto, quando o software não é mais suportado seus fabricantes exigem que seus clientes façam a atualização para a nova linha de software. Embora seja importante ter certeza que alguns software/dispositivos que rodam o supervisório estão atualizados, é lamentável que aplicações previamente desenvolvidas tenham que ser alteradas ou até mesmo apagadas e começadas do zero. O InduSoft Web Studio não somente suporta sistemas operacionais antigos, mas também é compatível 100% com versões anteriores do produto. O que significa que você pode adiquirir uma nova versão do supervisório e rodar uma aplicação desenvolvida em versões antigas.

Além disso o InduSoft Web Studio vem sempre evoluindo para estar a par dos novos requerimentos e tecnologias. O Windows 10 já foi testado e é compatível com a nova versão do supervisório que será lançada em algumas semanas: a versão 8.0. Com a nova versão do InduSoft Web Studio chega um novo produto, o IoTView, também incluso na versão 8.0, que atualmente suporta os sistemas operacionais Linux e VXWorks, mas continuará a evoluir em futuros service packs e versões para incluir outros sistemas operacionais.

A sua aplicação IHM/SCADA será um problema para adicionar ou modificar equipamentos? 
Como já é de nosso conhecimento, algumas vezes é difícil incorporar novos equipamentos em um sistema já rodando, portanto, talvez seja a hora de repensar a sua aplicação. Alguns supervisórios são desenvolvidos para uma família de dispositivos de um único fabricante, então você é forçado a encontrar meios de se comunicar com dispositivos de outros fabricantes. O InduSoft Web Studio inclui mais de 240 drivers nativos de comunicação, OPC, além de oferecer ferramentas de desenvolvimento de drivers. Com o InduSoft Web Studio é fácil planejar a adição de novos dispositivos, além que ele também pode ser utilizado como uma ponte de comunicação que permite a troca de dados entre vários dispositivos conectados no sistema.

Adicionar funcionalidades novas significa adicionar novos módulos caros ao produto?
Algumas vezes, fazer mudanças em aplicações IHM/SCADA podem custar caro. Mesmo você querendo deixar opções abertas para web e conectividade remota ou ampliação para incorporar várias linhas de produto, o software SCADA que não inclui tudo pode acabar causando despesas adicionais e frustação. O InduSoft Web Studio inclui tudo que você precisa para desenvolver qualquer aplicação independente do tamanho. Não existe a necessidade de pagar nenhuma taxa adicional para adicionar conectividade com web para tablets e smartphones, alarmes, gráficos de tendência, conectividade com banco de dados, receitas, relatórios, agendamento, dentro outros.

A InduSoft está sempre fazendo o melhor possível para ser um ponto de referência em tecnologia para que nossos clientes possam proteger seus investimentos durante toda a vida de suas aplicações. Se você não está preparado para o futuro, agora é uma ótima hora para começar!

Comments are closed.